Fordismo


Fordismo
 O Fordismo é o nome o qual o modelo de produção automobilística em grande escala recebeu através do norte-americano Henry Ford.
 O método consistia em um aumento de produção através de um aumento da eficiência e a diminuição do preço do produto. O que iria originar no aumento das vendas, porém o preço dos produtos continuaria baixo.
 Na segunda metade do século XIX os primeiros automóveis foram criados. Porém era tão devagar na locomoção quanto às carruagens. Somente com a criação dos motores a combustão desenvolvido na ultima década do século XIX pelos alemães Benz e Daimler, houve o incentivo ao rápido aperfeiçoamento dos automóveis.
 Com tudo, destacam-se dois modelos de fabricação.
O modelo artesanal, de Rolls Royce. O qual consistia em construir e ajustar as peças a cada carro. Um trabalho mas lento e mais caro, porém de maior qualidade.
Modelo de construção de grande série (Fordismo), de Henry Ford. Um trabalho mais rápido que ocasionou a queda da qualidade dos produtos. Por outro lado os veículos tornaram-se mais acessíveis ao povo devido ao baixo preço.
Essa cadeia de montagem em massa intensificou-se na segunda década do século do século XX.
 Com a popularização do automobilismo ocorreu o estímulo no aperfeiçoamento e melhoria dos produtos (aumento de aceleração, velocidade, capacidade de carga). O que veio a originar novos problemas (freios, perfis mais aerodinâmicos, necessidade de tornar mais leve o peso). Assim, as montadoras iniciaram a corrida para oferecer novidades e conseguir clientes.
 Na década de 70 com a crise da energia houve um maior investimento das montadoras nas fabricas automobilísticas. De maneira que atendesse as necessidades dos motoristas daquela época . Já nos anos 80 foi introduzido a tecnologia ao mundo automobilístico.

 Podemos concluir que o Fordismo é um método muito utilizado pelas fábricas de automóveis ainda nos dias atuais. Foi e continua sento o único modelo de produção que é capaz de atender a demanda exigida pela sociedade atual.


Jonas e Amanda
Bibliografia:
Imagem e texto: http://oimperativocategorico.wordpress.com

2 comentários:

  1. Na minha singela opinião, o texto está de parabéns, pois abordou muito bem o Fordismo, que foi um sistema novo de produção criado pelo empresário norte-americano Henry Ford em 1914, que dá importância para a produção em massa ( grande quantidade ), baseado numa linha de montagem, cujo objetivo era reduzir os gastos e baratear o produto ( sempre visando o lucro ). Seu declínio ocorreu por causa do Toyotismo, que era um sistema de produção mais eficiente. Muito bom !!!

    ResponderExcluir
  2. Primeiro dizer que gostei do texto, achei que foi explicado bem. O que eu entendi do texto, é que Fordismo é o modelo de produção automobilística, que é um sistema de produção que foi revolucionário, que se baseava na produção em massa, baseado em uma linha de montagem, no qual o objetivo era reduzir os gastos e baratear o produto visando sempre o lucro. Um filme interessante que aborda o fordismo é “Tempos Modernos”, produzido e estrelado por Charles Chaplin. O filme faz uma crítica ao sistema de produção em série, além de mostrar a combalida economia norte-americana após a crise econômica de 1929. Parabéns!

    ResponderExcluir