Aspectos Socioeconômicos dos EUA

 Desde sua independência, em 1776, os Estados Unidos foram ampliando cada vez mais o seu território, a partir das treze colônias. Alguns territórios foram conquistados após vitória em guerras, como as terras que se estendem dos Apalaches até o Mississipi, pertencentes ao Reino Unido até 1783. Após anexar o Texas, que se separou do México, em 1845, houve uma guerra entre os Estados Unidos e aquele país, Vitorioso, esse país ampliou o território até a Califórnia, em 1848, à custa de mais da metade do território mexicano. Outros territórios foram incorporados por meio de compra: Louisiana, em 1803, comprada da França; Flórida, em 1819, adquirida da Espanha; Alasca, em 1867, comprado da Rússia. Um acordo firmado com o Reino Unido, em 1846, garantiu o acesso a territórios no noroeste, em troca de não-agressão ao Canadá. Finalmente, o Havaí, em disputa com o Japão, foi anexado em 1898, transformando-se no qüinquagésimo estado norte-americano.
 Uma combinação de fatores de ordem política, social, econômica, cultural e natural explica a industrialização dos Estados Unidos, concentrada inicialmente no nordeste do país. A hegemonia política e econômica do modelo de sociedade originada das colônias de povoamento, a hegemonia da burguesia nortista após a Guerra de Secessão, leis que favoreceram a entrada de imigrantes, que constituíram uma ampla reserva de mão-de-obra e um amplo mercado consumidor, a enorme disponibilidade de minérios e combustíveis fósseis, o fortalecimento da ética do trabalho entre a população, a facilidade de escoamento da produção pelos Grandes Lagos, ligados com o oceano através de rios, entre outros fatores.
Os continentes americanos vão defender a separação absoluta de poderes, contra a concentra de poderes. Logo é importante dividir estes poderes, onde cada poder tem a capacidade de controle (Checks and Balances).
Assim com esta divisão cada ‘’poder’’ tem uma função no Estado – Nação, sendo assim o congresso o poder legislativo, o presidente ocupa o cargo do poder executivo e o tribunal faz o papel de poder judiciário. Por outro lado, a parte ruim dessa separação de poderes, é que o executivo governa mas não pode legislar. As leis criadas pelo poder executivo não são leis normais, mas são dependentes das leis criadas pelo legislativo.
A legitimidade é perante o povo, que possui o poder que tem com característica ter liberdade destituir ou revogar o mandato por causas políticas.
A sociedade estadunidense é divida em brancos (80,3%) e negros (12,1%), sendo que mesmo com o fim da segregação racial, os negros ainda sofrem dificuldades e ainda são muito excluídos. Os lugares públicos, como escolas e hospitais, são os mais frequentados pela população, mas isso não acontece porque muitas pessoas são pobres e, sim, porque esses locais tem uma boa qualidade, assim como os locais privados.
 A economia é baseada na agricultura (2% do PNB), nas indústrias (27,5% do PNB), no comércio (16% do PNB) e em outros serviços, como pecuária e pesca, (53,8% do PIB).
As plantações são, na maior parte, de milho, soja, trigo, aveia, cevada, batata, beterraba, frutas cítricas, algodão, tabaco e feno, e a maioria delas são mecanizadas e localizadas nas planícies centrais. Existem também muitos cinturões, como o do trigo, o da soja, o do milho e outros.
As indústrias estão localizadas no Nordeste, no Sudeste, e no Oeste e são muito importantes para a economia estadunidense. Elas fornecem mais de 40% da mão-de-obra dos EUA, e usam muito a enérgia de hidrelétricas, além do carvão e o minério de ferro que são transformados em energia a serem utilizadas.
O país possui variados e grandes depósitos de recursos naturais. Os principais são: Petróleo, gás natural, cobre, ferro, urânio, carvão e prata.

Luiz Eduardo, Caio e Fernando                                                                                                                       Bibliografia: texto e imagem- http://blogdoseua.blogspot.com.br/

2 comentários:

  1. O texto esta muito bem explicado e desenvolvido, e eu queria dizer que o que eu entendi , foi que os Estados Unidos , depois da sua independência, começou a ampliar muito mais seu território, conquistado pós guerra. Por causa da boa ´´ imagem ´´ dos Estados Unidos sobre o mundo faz com que a industrialização acabe sendo melhor espalhando por toda a parte! Fazendo assim os Estados Unidos ser uma das maiores potências do mundo

    ResponderExcluir
  2. O texto esta muito bem explicado ,diz sobre a industrializacao dos Estados Unidos que se concentra no Nordeste e que ficou muito bem espalhado ,e tambem que ele se ampliou muito depois da sua independencia . Possui variados tipos de recursos naturas e tem grandes depositos .

    ResponderExcluir